segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Levante Comunista

Luis Carlos Prestes foi a maior liderança política e militar do movimento tenentista mas não participou da campanha de Getúlio à Presidência da República. Prestes também não participou da Revolução de 30.

Em 1927, durante seu exílio na Bolívia, Prestes havia se encontrado com o jornalista Astrogildo Pereira, secretário geral do pequeno Partido Comunista do Brasil. Astrogildo procurara Prestes com o objetivo de estabelecer uma aliança política entre os comunistas, de um lado, e Prestes e os combatentes da Coluna, de outro. Durante dois dias, Astrogildo debateu os problemas brasileiros com o líder dos tenentes. Ao final, buscando conquistá-lo para as idéias socialistas, Astrogildo deixou com Prestes diversas obras de Marx e Engels que havia levado consigo para o encontro.(1)

Cerca de dois anos mais tarde, Prestes já estava cativado pelas idéias marxistas. Ele se mudara da Bolívia para a Argentina. Buenos Aires era o centro das articulações políticas dos tenentes exilados. Em setembro de 1929, Prestes viajou clandestinamente para Porto Alegre, para um encontro com Getúlio Vargas, então Presidente do Rio Grande do Sul e candidato a Presidência da República pela Aliança Liberal.

No encontro, realizado na sede do Governo, tarde da noite, Prestes manifestou sua descrença na possibilidade de mudanças através do processo eleitoral em curso e afirmou que concordara com o encontro porque seus companheiros tenentes lhe haviam dito que Getúlio estava disposto a realizar uma verdadeira revolução. Prestes expôs então suas idéias sobre a reforma agrária radical que defendia, com a divisão dos latifúndios e a entrega das terras aos agricultores pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário